Em tom jocoso e despreocupado, o ministro do STF faz escárnio com a política e com o processo democrático brasileiro.
Em votação, meramente simbólica, o plenário do Supremo Tribunal Federal escolheu seu Vice-Presidente. Sob a direção de Rosa Weber, na contagem de votos, o "vencedor" para o cargo foi Edson Fachin com 10 votos. Mas não foi esse fato que chamou atenção no evento da Corte.
Ao contar a votação, Weber trouxe a quantidade de votos de Alexandre de Moraes, que teve apenas seu próprio voto. O Ministro que é atual Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, responsável por agir administrativamente no processo eleitoral brasileiro, fez uma piada de cunho duvidoso a respeito de ter tido somente um voto. Acompanhe no vídeo abaixo.
O tom jocoso de Moraes foi recebido com risadas da maioria dos Ministros do STF, em especial Luiz Roberto Barroso, que riu copiosamente do fato, e Gilmar Mendes que ainda emendou: "Vai colocar esse pessoal no inquérito". Isso enquanto pessoas estão presas sem o devido processo legal e há questionamentos quanto ao processo eleitoral de 2022 por grande parte do eleitorado brasileiro.
Comentarios