"E ae"! A conhecida frase inicial do Tio parece não surtir o mesmo efeito do começo e demonstra como o youtuber perdeu sua essência em meio a tantos escândalos que vieram com a fama.
Zangado talvez seja o nome mais antigo no mundo gamer, no que diz respeito a produção de conteúdo como é conhecido atualmente em plataformas como o Youtube. Com um inÃcio mais independente, o "Tio Zangs" era famoso por apresentar conteúdo de forma honesta e original. Porém, a fama veio e com ela o artificialismo e as polêmicas passaram a tomar conta da imagem do jogador.
O pioneiro em análises de jogos pelo Youtube no Brasil, Zangado começou seu canal ainda antes de 2010, nos anos 2000. Uma época mais livre e na qual as opiniões expressas não eram frutos de cancelamento ou censura por parte da Google. Assim, seus vÃdeos com um tom leve de humor e também frases que cativavam o público foram conquistando inscritos e mais inscritos. Logo chegou a fama e os patrocÃnios, e ele se profissionalizou no ramo. Imagens mais bem preparadas, análises de jogos no momento do lançamento, e entrevistas na TV e outros canais da internet.
Porém, muitas vezes a fama vem a um custo, e aparentemente o Tio Zangs não soube lidar com isso. Seu conteúdo tornou-se artificial, sempre com o mesmo enredo e sem originalidade, o que acabou levando à estagnação. Atualmente o canal conta com pouco mais de 4 milhões de inscritos, já estando nesse patamar há alguns anos. Apesar do youtuber não retirar a máscara em aparições públicas, sua máscara começou a cair ainda no começo dos anos 2010 com um vÃdeo polêmico feito por ninguém mais, ninguém menos do que Chief da Xbox Mil Grau.
Na ocasião, Chief expôs Zangado por ter analisado o jogo Uncharted 4 e ter citado a dificuldade do jogo na sua análise. Porém, ao observar a ID (que identifica o jogador e o que ele jogou no Playstation) do youtuber, foi visto que ele havia jogado somente na dificuldade "Very Easy". Isso colocou em dúvida a capacidade dele em avaliar nÃveis mais avançados de desafio do jogo, já que esse fora executado somente na facilidade mais simples. Após o ocorrido, Zangado trancou suas ID e Gamertags, e desde então ninguém que consome o conteúdo produzido por ele mais teve acesso ao que ele joga.
Imagem obtida de vÃdeo da Xbox Mil Grau
Outro escândalo envolvendo Zangado ocorreu em 2019. Esse foi sobre a questão de embargo sobre lançamentos de jogos. Um dos mais conhecidos foi o lançamento de Days Gone. As empresas responsáveis pelos jogos distribui cópias através de chaves aos produtores de conteúdos para que possam mostrar o jogo aos demais jogadores, e assim alavancar as vendas. Porém há regras para isso, mas parece que o youtuber em questão não as reconheceu no lançamento do jogo do Playstation.
Zangado efetuou vÃdeo de análise conhecido como "Primeira Hora" antes do embargo ser levantado e o jogo poder ser exibido pelos influenciadores gamers. Outros youtubers como BRKsEDU questionaram de forma irônica o ocorrido na época.
Ao ser questionado sobre o jogo e o porquê ainda não tinha postado vÃdeo, BRKsEDU afirmou que estava aguardando o embargo acordado acabar. Porém, quando foi informado que o Zangado não respeitara o acordo, demonstrou que não era novidade que ele não respeita embargos de jogos.
Assim, Zangado que outrora começou com conteúdo original, inteligência e originalidade, foi tragado pela fama e suas amarras. Preferiu manter os patrocinadores a ter um conteúdo próprio, livre e se tornar realmente grande. Hoje transita entre a lacração e o ostracismo, sem muita relevância como outros que vieram depois como os citados BRKsEDU e a própria Xbox Mil Grau, vendendo conteúdo somente para o público mais casual e que não entende muito de jogos eletrônicos.