Acompanhe mais um escândalo envolvendo youtubers em nossa série.
Fonte: Twitter.
Jogos eletrônicos são uma das maiores revoluções do séc. XX no que diz respeito ao lazer e passatempos. De mera experiência, os games passaram a representar uma indústria multibilionária que por vezes supera o cinema. Na esteira desse negócio altamente rentável, surgiram adolescentes e jovens adultos no final dos anos 2000 que começaram a exibir conteúdo pela internet em forma de vídeos sobre games. O sucesso foi estrondoso e esses influenciadores ganharam poder e visibilidade que foi visto por grandes canais televisivos e empresas que confeccionam jogos virtuais.
Assim, surgiu mais um influenciador, Raulino de Oliveira Maciel, conhecido pelo nome artístico de RaulZito. O youtuber ficou conhecido por sua abordagem simpática, convidativa para o público infantil, além de ter vídeos permeados com visão progressista. Na foto obtida pelo Sociedade Inteligente na internet e de uso público, RaulZito aparece ao lado de um jogo do Playstation, com cabelo e barba coloridos além da frase estampada na camisa: "Love has no gender", "O amor não tem gênero". Uma espécie de moto usado por defensores de pautas progressistas como gênero fluido e grupos homoafetivos.
A vida ia muito bem, o sucesso foi crescendo para o youtuber, o qual crescia na plataforma do Google até ser convidado a integrar a divisão do SBT de jogos eletrônicos, SBT Games. Aí a fama ampliou e RaulZito começou a revelar seu lado obscuro. Segundo investigações da Polícia Civil do Rio de Janeiro, ele usava sua conta com milhares e milhares de seguidores no Instagram para realizar promessas de trabalhos na área de vídeo games, inclusive usando o nome do SBT para isso.
Mas até aí, ele poderia ser visto como um golpista ou algo assim. Contudo, as investigações foram iniciadas pela denúncia da mãe de uma vítima. A responsável alegou que RaulZito havia abusado da vítima menor ainda em 2021. Após a denúncia, num espaço curto de tempo, outra denúncia surgiu com a mesma acusação, mas referente à uma criança de 10 anos. Os trabalhos culminaram na prisão do youtuber em 27 de julho de 2021.
A reação foi de rejeição do público ao influenciador e o imediato desligamento de RaulZito do SBT Games. Apesar disso, observou-se o silêncio de amigos influenciadores e youtubers de Raulino, além disso, diversas plataformas de notícias gamers ficaram silentes também sobre o caso, fingindo que nada ocorrera. RaulZito permanece preso. Aos pais fica o recado para tomarem cuidado com o que os filhos assistem na internet, por mais simpático que pareça.
Comments