A entrevista concedida pela apresentadora no programa Fantástico da Rede Globo voltou à tona após ela criticar as denúncias da Senadora Damares Alves, ex-Ministra de Bolsonaro.
A Senadora eleita no Distrito Federal com ampla maioria, Damares Alves, passou a ser vítima de forte ataque após denunciar uma possível rede de tráfico de crianças e pedofilia na região da Ilha de Marajó, no Pará. A despeito de várias pessoas confirmarem que há casos de exploração infantil na região, muitos famosos e jornalistas babaram de raiva e ranço contra a parlamentar pelo relato feito.
Uma das principais expoentes dessa reação de revolta com as revelações de Damares foi a da ex-rainha dos baixinhos, Xuxa. Ela até levantou uma campanha pela cassação da parlamentar do DF, sendo que Damares nem chegou a assumir o cargo. Além disso, suas reações sobre o caso denotam uma certa histeria exagerada, sendo que as denúncias não apontaram ninguém especificamente, tampouco alguma entidade.
Contudo, ao voltar 2 anos atrás, é possível encontrar uma entrevista feita por Xuxa ao Fantástico. A entrevista veio à tona através de matéria do UOL que tentou passar a imagem vitimista da apresentadora, a qual estaria sofrendo ataques de bolsonaristas que estariam usando a performance dela no filme Amor, Estranho Amor da década de 1980 para criticá-la na sua postura contra Damares.
Xuxa alegou na entrevista ao Fantástico que sofreu muitos ataques ao longo da vida pela sua atuação polêmica. No filme, ela representa uma adolescente de 15 anos que faz sexo com um menino de 12 anos, e as imagens são exibidas no filme. O que acontece é que Xuxa já tinha 18 anos na vida real quando atuou e o rapaz era menor. Porém o foco da fala de Xuxa, dada pelo UOL não foi essa.
O site trouxe à tona a fala de Xuxa para justificar sua atuação polêmica, como forma de denunciar a exploração infantil que, segundo ela, existe no país. A fala de Xuxa é confirmada também no site O Globo.
Porque esse filme fala de uma coisa muito atual, que é a exploração infantil, isso é a realidade de muita gente. Então, antes das pessoas me criticarem, as pessoas deveriam saber que isso existe, diariamente, nesse país e no mundo todo, mas, principalmente, nesse país. Muitos meninos e meninas são vendidas, vendidos e vendidas para políticos, para pessoas que dizem que têm poder, então, isso é muito importante as pessoas falaram, sim, desse filme.
O ponto aqui é que a fala de Xuxa de 2020 vai ao encontro da de Damares Alves de 2022. Até no fato de que nenhuma delas apresentaram ao público provas concretas, simplesmente realizaram uma denúncia forte. Porém Xuxa foi mais contundente em 2020, ao se comparar com a fala de Damares. A apresentadora apontou que políticos e pessoas poderosas comprariam crianças, já a parlamentar apenas citou eventos sem direcionar a nenhum grupo específico. A questão que fica para reflexão é: O que mudou para Xuxa mudar o discurso em 2 anos?
Kommentare