top of page

Uol Notícias e outros meios de mídia cometem fake news. Entenda.

Jornais como o Uol Notícias cometeram fake news ao divulgar que Bolsonaro fez auto-homenagem com Mérito Científico.

Cometer fake news é fácil atualmente com o acesso amplo tanto à informação, quanto aos meios para propagá-la. Contudo, o profissionalismo deve fazer com que meios de comunicação avaliem e não fiquem no afã de "noticiar primeiro" e chequem as informações antes de colocá-las nas redes sociais.


Alguns meios de notícias divulgaram no fim da tarde deste dia 04 de novembro que o atual Presidente havia feito uma auto-homenagem de Mérito Científico com o título de Grão-Mestre da Ordem Nacional do Mérito Científico. A notícia rapidamente se espalhou pelas redes sociais, contudo, logo foram abafadas por um dispositivo legal de consulta pública que, aparentemente (ou propositalmente), esses jornais ignoraram.


Um decreto presidencial, emitido em 2015, ironicamente pela ex-Presidente Dilma Roussef, normatiza que o Presidente é automaticamente o Grão-Mestre dessa Ordem e o Ministro da Ciência e Tecnologia é seu Chanceler. Portanto, não há o que se falar em auto-homenagem. Bolsonaro já era o Grão-Mestre da Ordem por força de decreto desde 2019 quando foi diplomado Presidente da República.



Até o final da publicação deste texto, o Uol Notícias e os demais meios que divulgaram a fake news, não se retrataram ou corrigiram a informação.

Comments


bottom of page