Uma comparação de forças sem a finalidade de determinar qual o lado melhor preparado.
O site globalfirepower traz diversos aspectos para comparação em poder militar de nações. Tornou-se notório pela diversidade e riqueza de informações, e portanto o Sociedade Inteligente realizará uma breve exposição dos dados encontrados no portal sobre Rússia e Ucrânia, em termos de Forças Armadas e poder bélico, frente ao conflito conflagrado nessa quinta-feira.
1. Classificação global em termos de poder militar
Pela avaliação do GlobalFirePower (GFP) a Rússia é a segunda potência militar global enquanto a Ucrânia é a 22ª. Segundo o site, o índice que mede essa classificação é regido por fórmula própria através da compilação de dados militares dos países.
2. População total dos países
O efetivo populacional é fundamental na análise de poder militar. Por mais que não sejam todos que são convocados para conflito armado, o contingente de pessoas recrutáveis dita o tamanho potencial de um exército.
3. Recursos financeiros
A Rússia investe pesado nas Forças Armadas, com um orçamento quase 10 vezes maior que o da Ucrânia. Contudo não é apenas isso que dita a capacidade do país num conflito. O orçamento no início de uma guerra demonstra o poder inicial de combate, porém a saúde financeira desse país dita a capacidade da nação se endividar ou investir na sua capacidade militar.
Diferente dos russos, os ucranianos possuem uma dívida bem menor, o que os colocam melhor para compra de armamentos prontos ou investimentos. Contudo os russos possuem uma indústria bélica própria e independente praticamente em todas as áreas. Isso compensa em parte a situação fiscal pior da Rússia. Porém, as reservas internacionais de Moscou são imensamente superiores às de Kiev. Assim, a Rússia tem uma dívida grande, mas tem capital para bancar a dívida.
4. Força Aérea
Os russos são superiores em todos os aspectos. No quesito Força Aérea é importante observar que para os russos, o número de aeronaves de ataque e de transporte, bem como helicópteros são fundamentais, como país agressor. Já para os ucranianos é importante o número referente à Defesa Aérea (que será vista adiante), e sua frota de caças de interceptação e superioridade aérea. Em nenhum ponto a Rússia é sequer ameaçada pelos quantitativos de aeronaves da Ucrânia.
5. Exército e forças terrestres
Em termos de forças terrestres, como já foi abordada a população para definir o quantitativo de tropas, cabe agora observar principalmente a capacidade de veículos blindados, de artilharia e defesa aérea. Nesse sentido mais uma vez a superioridade russa é total, inclusive como a conhecida maior frota de blindados do mundo. Em terra, é onde a Rússia se destaca com sua expertise em conflitos e também na sua poderosa frota de veículos de combate. Aos ucranianos, se fosse possível alguma resistência aos ataques aéreos iniciais, as forças terrestres russas superariam sem grandes desafios as forças agressoras.
Não foi observado o poder naval, pelo fato da Ucrânia não ter uma força naval relevante, tratando-se de um país com pouco litoral. Gostou da comparação? Compartilhe esse texto com seus conhecidos e ajude o Sociedade Inteligente a chegar a mais pessoas.
Comments