top of page

Trump demonstra força e vence de forma majoritária as primárias republicanas em Iowa.

Trump fez um discurso que comentaristas políticos chamaram de discurso "comedido" e "conciliatório", centrando-se nas eleições gerais.

Imagem extraída da Fox News.

Donald Trump obteve uma vitória impressionante na Convenção do Partido Republicano em Iowa. O dado que chamou atenção é que o apoio ao empresário republicnao mais do que dobrou com relação aos 24% que recebeu em 2016. Os participantes enfrentaram temperaturas congelantes e proporcionaram uma vitória significativa ao ex-Presidente, cuja vitória de 30 pontos de vantagem para DeSantis (2º colocado) foi a maior para uma presidência contestada na história moderna de Iowa.


O governador da Flórida, Ron DeSantis, superou a ex-governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, e ficou em segundo lugar com 20,1%. O resultado foi um impulso muito necessário para DeSantis como futuro sucessor republicano de Trump. Ele visitou os condados e investiu tempo e recursos significativos em Iowa.


Porém, o fenômeno Donald Trump parece ser uma onda mais forte até do que ocorreu em 2016 e o tom mais moderado do multibilionário demonstra que ele entendeu que dessa vez o cenário mudou. A direita precisa que seus setores dialoguem, e no caso da direita norte-americana, liberais, conservadores e libertários parecem entender que Trump é a melhor saída para os Estados Unidos, após os trágicos 4 anos de Joe Biden.


Por outro lado, os democratas parecem estar "batendo cabeça". Biden está visivelmente senil e não demonstra o menor sinal de força e vigor necessários ao cargo de POTUS. Por isso, não há uma figura que faça frente ao icônico Trump. Nomes estão sendo aventados como Michelle Obama e o sobrinho do ex-Presidente assassinado John F. Kennedy, Robert F. Kennedy Jr. Porém são nomes que não são unanimidades dentro do Partido Democrata, além de Joe Biden ter o aparato estatal a seu lado para tentar a reeleição.


Com relação às decisões judiciais que impedem Trump ser votado em Colorado e no Maine, aguarda-se decisão da Suprema Corte do país a respeito, porém o republicano está ganhando mais e mais popularidade com os reveses jurídicos. Trump está conseguindo passar a ideia de perseguição jurídica e o que é chamado em inglês de lawfare (uso de instrumentos jurídicos para perseguição de pessoas).


Siga as redes sociais do Sociedade Inteligente para sempre saber quando sair um novo artigo: Instagram ou Twitter.

Comments


bottom of page