top of page

Perfis de direita são derrubados sem aviso no Twitter

Relatos se espalharam pela rede social de perfis que desapareceram e outros que perderam seguidores, todos com viés político de direita.



Relatos de restrição de perfis com viés de direita tem se tornado cada vez mais comuns nas redes sociais mais famosas (Twitter, Facebook, Instagram). O trio é conhecido por seu viés progressista e por ações internas e nada transparente de moderação sobre perfis que vão contra a visão política do grupo. Nesta segunda-feira mais episódios de censura foram percebidos nessas redes sociais.


"A lei da Polônia é um exemplo a ser seguido. Lá se uma Big Tech como twitter ou facebook retiram do ar um post que não tenha conteúdo criminoso, essa Big Tech paga multa." (Eduardo Bolsonaro, Dep. Federal (PSL-SP)


No período da tarde começaram a surgir relatos isolados de pessoas que perderam seguidores. Contudo, os apontamentos foram aumentando incluindo perfis de políticos, jornalistas e personalidades famosas no Twitter. Foi possível observar relatos de perdas de milhares e milhares de seguidores em diversos perfis (mesmo dentre perfis da direita que são verificados pela plataforma).


Seguindo na caçada aos conservadores, o Facebook suspendeu hoje a conta do Deputado Federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), sem comunicar previamente, a rede social puniu o parlamentar por divulgar vídeo do Presidente Jair Bolsonaro falando sobre o suposto relatório do TCU que alegava a possibilidade de supernotificação de mortes e casos por Covid-19.


Até o final desta reportagem, nem Twitter, nem Facebook se pronunciaram sobre os motivos das punições. Cabe salientar também que perfis esquerdistas não sofreram da mesma perda.

Comments


bottom of page