Após seu rompimento no debate político nos anos 2010, a direita tem lições a aprender se quiser ter o poder de fato.
Imediatismo, estrelismo, inocência, pessimismo em excesso. Alguns dos pontos que a direita errou nos 4 anos de Jair Bolsonaro. O Sociedade Inteligente se debruçou sobre alguns conteúdos e trará a partir de hoje uma série de artigos que apontará erros cometidos pela direita que levaram ao resultado final de 2022. A despeito disso, hoje há uma direita atuante no Brasil, algo que não havia a 10 anos atrás.
Muitas críticas vieram à tona como fruto da decepção do resultado final do pleito do ano passado. Críticas tanto a personalidades que ganharam fama em cima da onda Bolsonaro, como aos próprios Bolsonaros. Acusações de traições, excesso de complacência com a esquerda, conspirações, xadrez 248D, entre outras. A verdade é que muito pouco ainda se extraiu de lições realmente úteis dos eventos políticos dramáticos e traumáticos dos últimos meses.
Fato é que, desde muita influência progressista no meio conservador, até o excesso de puritanismo, prejudicaram a caminhada. Como nosso Todo Poderoso Deus nos fala em Eclesiastes:
Tudo isto vi nos dias da minha vaidade: há justo que perece na sua justiça, e há perverso que prolonga os seus dias na sua perversidade. Não sejas demasiadamente justo, nem exageradamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo? Não sejas demasiadamente perverso, nem sejas louco; por que morrerias fora do teu tempo? Bom é que retenhas isto e também daquilo não retires a mão; pois quem teme a Deus de tudo isto sai ileso. A sabedoria fortalece ao sábio, mais do que dez poderosos que haja na cidade. Não há homem justo sobre a terra que faça o bem e que não peque. Não apliques o coração a todas as palavras que se dizem, para que não venhas a ouvir o teu servo a amaldiçoar-te, pois tu sabes que muitas vezes tu mesmo tens amaldiçoado a outros. (Eclesiastes 7: 15 - 22)
Portanto, o ensinamento da moderação, ponderação e serenidade torna-se fundamental nesse momento que o Rei Javaporco retornou ao seu trono. Sem estrelismos, sem um querer ser maior do que o outro, sem egocentrismo, sem narcisismo, sem perfeccionismo. A direita precisa entender que a política não é um jogo inocente, tampouco fácil. E também precisa entender que surgiu efetivamente no debate político e acadêmico não tem nem 10 anos.
Assim, essa nova série do Sociedade Inteligente trará em sequência lições a serem aprendidas, tanto para o jogo político, quanto para o jogo socio-acadêmico. A possibilidade de êxito é real, porém não com emoção, afobação ou exaltação. Mas com tranquilidade, serenidade, racionalidade, muito trabalho e, principalmente, com Deus como guia e protetor. Fique ligado nas próximas semanas no SI.
Comments