Se há algo pior do que ser mal nos seus objetivos, é ser equivocado do ponto de vista estratégico. Felipe Neto como dito anteriormente conseguiu construir um império de fascismo virtual. Diferente dele, um de seus arquirrivais, Nando Moura, saiu da insignificância com vídeos pouco relevantes sobre rock, discussões políticas rasas, passou por uma ascensão ao bater forte no lulopetismo e nos lacradores da internet, principalmente em Felipe Neto e chegou a aliar-se fortemente com Jair Bolsonaro. Porém ao se afastar do Presidente, voltou ao seu status inicial de total insignificância.
Não quero aqui abordar o mérito do youtuber por ter rompido com Bolsonaro, pois não é necessário para observar uma série de erros estratégicos que o levaram a um estado de real estagnação no Youtube. Opções equivocadas no passado e presente levaram Nando a não sair da casa de 3,1 milhões de seguidores após romper com o alinhamento ao governo federal. E isso após perder milhares que apoiam o chefe do Executivo e o seguiam pela sua iniciativa contra lacração e lulopetismo.
Quando Nando Moura ascendeu forte no Youtube, era implacável contra a lacração, operava de forma veemente contra Felipe Neto e seus comparsas lacradores, expondo suas hipocrisias, erros e suas influências nas massas. Além disso, o canal exibia críticas fortes a partidos de esquerda, sabia usar a onda de crescimento da direita e alinhou-se com canais como Terça Livre e outros que depois passou a repudiar totalmente.
Hoje, o canal do youtuber cai no esquecimento e irrelevância por suas opções em criticar Bolsonaro somente. Sabe-se que Nando rompeu com o governo sob as alegações de que ele não cumpriu uma série de promessas (o que de fato encontra eco em setores da direita). Essa postura por si só não faria seu canal estagnar como está. A insistência em só "bater" no governo, em detrimento de outros políticos e até do próprio Felipe Neto, é o que tem gerado desconfianças e falta de credibilidade das suas críticas, além de ser material farto para repreensões e piadas de lacradores sobre seu atual estado.
Dessa forma, estagnado, esquecido, com suas lojas e cursos cada vez mais esvaziados, Nando Moura se vê na "geladeira" do Youtube, contando somente com seguidores mais fiéis engajados no canal. Talvez se focasse suas armas não apenas no Presidente e em seus aliados, mas em diversos outros agentes que também deveriam ser severamente criticados, ele poderia voltar a ter relevância. Talvez se lembrasse de forma mais frequente (como o fez no passado) dos absurdos e das ações autoritárias de Felipe Neto, não seria confundido por alguns como um "novo amigo secreto" do fascista lacrador.
Comments