A estratégia do Ocidente em cortar os russos do sistema SWIFT, pode não funcionar, com a possibilidade da Rússia realizar transferências pelo sistema chinês CIPS.
O anúncio de restrições bancárias por parte de países europeus ao sistema SWIFT aos russos, como sanção pela invasão da Ucrânia pode ser amenizada com as conversas entre Moscou e Pequim. Especialistas em finanças chineses estudam a possibilidade da Rússia continuar realizando suas transações financeiras através do sistema CIPS (pertencente à China).
O CIPS é o Sistema Interbancos de Pagamentos Internacionais (Cross-Border Interbank Payment System). Principal sistema fora do SWIFT, pode ser alternativa para o estrangulamento que o Ocidente tenta contra as finanças russas nas restrições de bancos. O CIPS foi criado em 2015, com 19 bancos chineses aderindo inicialmente, e já possui interfaces com o SWIFT, o que permitiria burlar a proibição dos russos nesse último.
A desconexão do CIPS com o SWIFT seria bem mais prejudicial em virtude dos bancos chineses que operam com esse sistema, o que poderia gerar até uma crise de finanças global. Com isso, a sanção feita pelos europeus, desesperados pelos ataques russos na Ucrânia, podem acabar entregando Moscou como uma aliada forte e que tornará o sistema chinês tão importante quanto o ocidental.
Nem o governo russo, ou o chinês confirmaram que foi fechado tal acordo. Contudo, no caso de escalada do conflito e a permanência do banimento do SWIFT, a Rússia pode encontrar a solução no CIPS, e estreitar os laços financeiros e comerciais ainda mais com Pequim. Os efeitos disso, os fatos dirão com o tempo.
Acompanhe o Sociedade Inteligente via Twitter e Facebook (nosso Instagram está temporariamente desativado).
Comments