Já há especulações sobre quem comporá chapa com o Presidente Trump para 2024.
Donald Trump é praticamente o nome certo dos Republicanos para 2024. Com popularidade em alta com a perseguição feita a ele, com erros de concorrentes partidários e adotando uma estratégia ao mesmo tempo confrontadora e mais moderada, o ex-Presidente se apresentará ano que vem no pleito para a Casa Branca novamente. Dessa forma, um candidato precisa ter seu substituto na chapa, e Trump já tem nomes a considerar.
Dentre os nomes, aparentemente há dois fortes: Kari Lake e Nikki Haley. A primeira é preferida de conservadores e foi a mais votada em uma sondagem do CPAC (Congresso conservador dos EUA). Apesar disso, Kari Lake também é vista como forte demais para um cargo que exige discrição como o de Vice-Presidente. Além disso, Trump teve problemas com seu Vice, Mike Pence, e por isso hoje ele é um dos candidatos à corrida dentro do GOP (Partido Republicano). Por isso, talvez o líder da chapa não queira outro nome que poderá trazer alguns problemas.
Kari Lake foi candidata a governadora do Arizona e perdeu. Durante sua corrida eleitoral em 2020, também apontou problemas no processo eleitoral e se viu impedida de questionar e investigar sua derrota. Hoje ela pode enfrentar problemas para ser Vice na chapa de Trump por responder processos pelo questionamento do processo eleitoral. Apesar das ressalvas ao perfil de Lake, ela é uma mulher que defende abertamente Trump contra as acusações que recebe e vem respondendo juridicamente.
Há outros nomes como a governadora do Arkansas, Sarah Elizabeth Huckabee Sanders, que foi Secretária de Imprensa durante a administração de Trump. Porém, ela não endossou a nova candidatura de Trump para a Casa Branca, conforme noticiado pelo NY Times. Ainda há outro nome como a governadora da Carolina do Sul, Kristi Noem, que é constantemente mencionada pela equipe de Trump como uma potencial vice.
De toda forma, há muitos egos e muitos fatos para desenrolarem até a escolha final do GOP pelo seu candidato de 2024. Trump é sem dúvida o mais popular, mas seus opositores políticos estão em franca guerra jurídica, com uma saraivada de processos para inviabilizar sua candidatura. Caso ele consiga sobreviver ao ataque, poderá sair mais forte do que em 2020, e um dos lugares mais cobiçados será o posto de Vice Presidente para compor chapa com o ex-Presidente.
Comments