O Primeiro-Ministro, alegou em entrevista divulgada pela RT News, que a Hungria deve se manter neutra no conflito e preparar-se para defender seu país por conta própria.
Países do Leste Europeu começam a constatar o que a Ucrânia só descobriu depois de ser invadida pelos russos: A proteção da OTAN só vem de fato para os países da Europa Ocidental. Essa constatação está implícita na fala do Primeiro-Ministro Húngaro, Viktor Orban. Em entrevista, o Chefe de Governo afirmou:
NATO will protect us when we are ready to defend ourselves. Anyone who thinks NATO will protect us is wrong,
[A] OTAN só vai nos proteger quando estivermos já prontos para nos defendermos. Qualquer um que pense que a OTAN irá nos proteger, está errado.
Além de mencionar a fraqueza da OTAN, o Premiê afirmou que as sanções econômicas contra os russos é uma arma pouco eficaz tanto para enfraquecer Putin quanto no seu efeito para os europeus (trazendo nova subida de preços, após a escalada por causa de lockdown e da pandemia de COVID-19).
Orban ainda declarou que a Hungria está receptiva com os refugiados ucranianos, e também que o governo irá ajudar essas pessoas por até 3 meses. Após o período, os imigrantes terão que se encaixar na sociedade húngara por conta própria. A ONU identificou refugiados ucranianos na região em Moldávia, Romênia, Polônia, Hungria, Eslováquia, e até para a Rússia.
Comentarios