top of page

Paulo Figueiredo revela que foi vítima de repressão transnacional a mando do governo brasileiro.

O jornalista e ex-comentarista político, exilado nos EUA, trouxe á público em live que recebeu ligação intimidadora do FBI a mando do governo do Brasil.


Paulo Figueiredo, jornalista brasileiro exilado nos EUA por ter seu passaporte cassado por Alexandre de Moraes, afirmou em live nessa quinta-feira (23) que recebeu uma ligação incomum do FBI. Segundo Figueiredo, o FBI afirmou que a ligação era a pedido do governo brasileiro que tem investigação em curso contra o jornalista.


Contudo, para tal instrumento o governo brasileiro precisaria pedir autorização aos EUA através de um instrumento conhecido como Carta Rogatória enviada ao Congresso norte-americano. Após isso, uma vez aprovado, o documento seria enviado ao intimado. Algo que não teria sido feito, segundo o jornalista.


Paulo Figueiredo chamou de "esculhambação" as ações do governo brasileiro, pois burlam o devido processo legal, e afirmou que foi uma tentativa de intimidação contra suas falas que são contrárias ao atual Ministro do STF, Alexandre de Moraes. Ele ainda afirmou que contatou seus advogados e relatou o evento ao Comitê Judiciário do Congresso dos EUA.


Após isso, segundo Figueiredo, o Comitê Judiciário do Congresso dos EUA intimou o FBI sobre o caso e a respeito sobre as supostas cooperações que estariam ocorrendo com o órgão policial dos Estados Unidos e autoridades brasileiras. O Diretor do FBI, Christopher Wray, foi questionado sobre o papel do órgão no que configura uma repressão a um jornalista residente nos EUA por um governo que estaria tentando censurá-lo. Foi dado prazo até 04 de junho para a resposta.


O evento vem na esteira da queda de força do governo Joe Biden e prestes ao início da corrida eleitoral norte-americana. Joe Biden está bem fragilizado após vários erros e uma economia fraca que entregou nos seus 4 anos. Donald Trump, opositor de Biden, poderá usar mais esse evento para atacar Biden, além de envolver o governo dos democratas no apoio a um regime autoritário e que comete censura e perseguição a opositores políticos.


Siga as redes sociais do Sociedade Inteligente para sempre saber quando sair um novo artigo: Instagram ou Twitter

コメント


bottom of page