O Sociedade Inteligente manifesta-se publicamente sobre as agressões ocorridas na noite de ontem (13), por decorrência do debate entre os candidatos ao Governo de São Paulo. Eventos que envolveram a senhora Vera Magalhães e o Deputado Estadual Douglas Garcia. Repudiamos qualquer ato de violência e manifestações que não respeitam a urbanidade e o fato de que figuras públicas devem ser cobradas. Além disso, acreditamos que danos resultantes do evento citado devem ser apurados.
As imagens, observadas pelo Sociedade Inteligente de diversos ângulos, demonstram sim um evento violento e inadmissível no cenário político democrático e livre que o Brasil tanto precisa manter. Nesse sentido, considerada a possível exaltação no tom de voz e inconveniência dos questionamentos direcionados à sra. Vera Magalhães, a violência sofrida pelo Deputado Douglas Garcia não pode ser ofuscada por narrativas e vitimizações.
Um Deputado, que incorpora em si uma parte da população (parte essa que votou nele), não pode jamais ser agredido ou impedido de cobrar a destinação de dinheiro público por quaisquer agentes que o utilizem. E, infelizmente, o que se observou foi a sra. Vera Magalhães sendo ríspida e visivelmente incomodada por uma cobrança de um representante do povo sobre um contrato abastecido de verba pública.
Além da reação hostil da sra. Vera Magalhães, a qual exerce função jornalística, a despeito de ser formada apenas como datilógrafa, o fato lamentável e a agressão maior ocorreu logo em seguida. O Diretor da TV Cultura, sr. Leão Serva, com violência, arremessou o celular do Deputado Douglas Garcia contra a parede, impedindo a continuidade dos seus questionamentos.
A vida de uma figura conhecida, como a sra. Vera Magalhães, é feita de exposições, principalmente quando faz uso de farta quantia de dinheiro público, e deve aceitar a cobrança do povo e de seus representantes. Repudiamos a postura dela e do Diretor da TV Cultura, sr. Leão Serva. Ao Deputado Douglas Garcia, a advertência pela inconveniência deve vir de no âmbito político, esfera não pertinente ao Sociedade Inteligente, que observou apenas o triste evento agressivo e, portanto, se solidariza com o Deputado.
Quem não quer ser criticado, quem não quer ser satirizado, fique em casa. Não seja candidato, não se ofereça ao público [...]
Alexandre de Moraes, Ministro do Supremo Tribunal Federal.
Commentaires