top of page

[NOTA DE REPÚDIO] ao Governador de São Paulo João Dória (PSDB)


O blog Sociedade Inteligente manifesta seu total repúdio às falas abjetas e no mínimo infelizes proferidas nesta manhã através da Rádio Jovem Pan, pelo Governador de São Paulo, sr. João Dória. A liberdade de expressão é um direito caro e frágil que todos devem proteger diariamente. Quando um agente público como um Chefe de Executivo se direciona a um jornalista e o ofende pessoalmente além de tentar desmerecer sua fala sem a mínima prova, e o calar no debate, ao solicitar sua demissão com palavras agressivas, apenas demonstra sua intolerância, autoritarismo, deficiência argumentativa e falta de apreço pelo debate público.


Nesta manhã de 02 de fevereiro de 2021, durante comentário no Jornal da Manhã da Rede Jovem Pan, exercendo sua liberdade de expressão, e apresentando dados que corroboraram sua argumentação, o economista e jornalista Rodrigo Constantino, demonstrou o fracasso da política cega de fechamento de comércios e lojas. Essas ações são uma tentativa fracassada de prevenção do contágio da Covid-19 usada pelo governo de São Paulo.


Após a fala, o Governador João Dória solicitou direito de resposta à Jovem Pan, que o concedeu democraticamente. Mas, ao começar sua fala, o governador paulista começou um histérico ataque ao jornalista, falando que age "ao lado da ciência" (sem apresentar um dado sequer), e ainda difamou Constantino, afirmando que esse "defendeu estupro". Porém, não contente, o sofrível político solicitou ao vivo, "a cabeça" do seu debatedor à Jovem Pan, um ato inaceitável para aqueles que defendem a democracia, e a liberdade de imprensa.


A liberdade precisa sim ser defendida contra a geração mimizenta (no caso personificada em Doria) que não suporta quando alguém discorda e já quer cancelar, demitir, arruinar reputações, enfim, assassinar virtualmente a pessoa (quando não de fato). Em manifestação de apoio e solidariedade ao jornalista, economista e homem Rodrigo Constantino, o Sociedade Inteligente aplaude a atitude altiva da Jovem Pan, que reconheceu o erro ao demitir o repórter no caso não comprovado que o levou à demissão, e manterá vigilante acompanhamento para que não haja nenhuma demissão ou diminuição do seu alcance na rádio.


Quanto ao patético Governador de São Paulo, João Dória, do PSDB, fica a nossa frase: Também pedimos que o povo o demita, senhor Governador, em 2022, que vença a liberdade, que vença a ciência de fato sobre o obscurantismo do monopólio de verdades feito pela sua pessoa. O senhor é um político com uma carreira breve, para o bem da nação, será demitido daqui 2 anos nas urnas. Não passará de um triste capítulo desse estado maravilhoso que é São Paulo.

Comments


bottom of page