top of page

Lula vs. Bukele: O comparativo de um vendido com um estadista

Em discursos diametralmente opostos, enquanto Lula exaltou pautas que não são do Brasil e atende interesses externos, Bukele mostrou como encontrou soluções apesar das críticas de países e entidades internacionais.

Ao assistir os dois discursos na Assembléia Geral da ONU, evento anual realizado em Nova York, é possível ver a diferença entre o Presidente do Brasil, Lula, e o Presidente de El Salvador, Nayib Bukele. O primeiro, um líder que se preocupa em agradar os reais donos do seu poder, que fala palavras que não são do interesse do seu povo, mas apenas de uma elite e de estrangeiros que usam isso para explorar sua terra. Já o último, um genuíno líder nacional, que visa o melhor para seu povo, independente de pressão internacional ou de rótulos de jornalistas vendidos.


Lula em seu discurso afirmou que há 7 anos (em clara alusão obediente à Agenda 2030) para implementar mudanças em favor do meio ambiente que evitem as "catástrofes climáticas" proclamadas por extremistas ambientalistas. Ainda, colocou o Brasil em metas que não são interessantes para o povo brasileiro, sem nem ao menos conseguir algo em troca como o pagamento pelos serviços ambientais que a nação brasileira presta ao mundo quando preserva suas florestas.


Além disso, Lula ainda se mostrou fraco e, ao mesmo tempo que não pôde se manifestar abertamente como queria, se aliando à Rússia e China (principais membros do BRICS), também não pôde se colocar ao lado do Ocidente e criticar a invasão russa na Ucrânia. Para piorar, Lula ainda deu desculpas de saúde para não se encontrar com Zelensky e fugir do tema.


Por outro lado, veio o discurso do Presidente de um pequenino país de El Salvador, Nayib Bukele. Esse, por sua vez, trouxe um discurso voltado para seu povo. Para mostrar que ele agiu contra muitas pressões internacionais para realizar o que o seu país precisava. Abriu mão da vida fácil na política e agiu com fortes críticas de entidades internacionais, da oposição e de órgãos de mídia.


Bukele trouxe como acabou com a criminalidade através da guerra ao crime baseado no narcotráfico e gangues locais, o combate à corrupção no Judiciário (que era conivente com o crime organizado) e fez seu país se tornar um dos mais seguros do mundo (mesmo com todas as críticas que sofre). O mandatário salvadorenho convidou as pessoas a visitarem seu país e constatarem por si só os resultados.


Portanto, infelizmente, El Salvador, um país pequenino da América Central, possui um líder maior e com mais virtude e dignidade do que o "gigante" sul-americano. O Brasil possui um presidente fraco, domado por lideranças externas e por interesses de outros países que atuam aqui, enquanto El Salvador não se importou com críticas, com matérias sensacionalistas e enviesadas contra o governo, mas simplesmente fez o que tinha que ser feito. Assim, os resultados falam por si só, visite El Salvador e comprove.


Siga as redes sociais do Sociedade Inteligente para sempre saber quando sair um novo artigo: Facebook, Instagram ou Twitter.

Comments


bottom of page