top of page

Gilmar Mendes ironiza suspeitas de fraude eleitoral e chama políticos bolsonaristas de "coisas".

O Ministro do STF foi irônico ao dizer que as urnas eletrônicas elegeram "Bia Kicis, Helio Negão, coisas assim". Afirmação não foi considerada racista por jornais.

Todos os Bolsonaros, e eles são vários, foram eleitos pelas urnas eletrônicas. Bolsonaro também elegeu, exatamente porque liderou a campanha presidencial, 55 parlamentares, alguns de que nós nunca ouvimos falar. Até numa conversa com ele, brinquei, dizendo que tinha vontade de acreditar na fraude das urnas, porque, quando via nomes como Hélio Negão, Bia Kicis, ou coisas assim, pensava, poxa. Mas sei que eles foram eleitos, assim como tivemos, em outros momentos, como na vitória de Collor, a eleição de muita gente desconhecida...

A afirmação polêmica de Gilmar Mendes foi feita hoje em resposta ao Correio Braziliense que indagou o membro do STF sobre as falas do Presidente Jair Bolsonaro aos embaixadores nessa semana.


Gilmar Mendes é conhecido por sua inclinação tucana (indicado de FHC para o Supremo) e também por seu desafeto ao atual governo. O Ministro chorou ao comemorar a decisão que libertou Lula de várias acusações como corrupção, lavagem de dinheiro, etc. Conhecido também por sua prática de soltar condenados, Mendes é alvo de duras críticas por parte da direita brasileira.


Até o fim desse texto, nenhum órgão de mídia se posicionou contra a misoginia (direcionada para a deputada Bia Kicis, ou o tom preconceituoso contra o deputado negro Hélio Negão).

コメント


bottom of page