top of page

Entenda o "pito" que Lula levou de esquerdistas como Boric na Cúpula da América do Sul.

Updated: Jun 6, 2023

Em Brasília, Lula demonstra sua fraqueza geopolítica e incapacidade de liderar o continente.

Liderar uma região exige liderança e demonstrações mínimas de força para isso. Contudo, nessa terça-feira, após fala polêmica sobre a Venezuela e seu ditador Nicolas Maduro, o presidente Lula demonstrou sua total fraqueza e raquitismo diplomático para guiar a América do Sul. E como a fraqueza é convidativa, Lula levou um "pito" de Uruguai e Chile sobre o que declarou.


As falas foram duras contra a afirmação feita pelo petista que disse que a situação humanitária venezuelana era uma narrativa com interesses externos. O atual mandatário chileno afirmou que Lula estava equivocado e a situação do povo do país de Maduro é real e triste. A afirmação de Gabriel Boric foi feita em entrevista coletiva em Brasília, após ser indagado sobre a questão.


Já o Presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, foi além e realizou as críticas em sua fala diretamente a Lula. O Chefe de Estado uruguaio afirmou que ficou surpreso com a fala de Lula. "Já sabem o que pensamos a respeito da Venezuela", afirmou Lacalle Pou. O Uruguai foi um dos países que apoiou a suspensão de Caracas do Mercosul por ferir a cláusula democrática do bloco e se posiciona contra o regime de Maduro. O breve discurso foi feito em fala direta ao Presidente do Brasil.


Assim, com a casa desarrumada, com uma imagem de líder fraco e que compactua com regimes autocratas e que possui presos políticos, Lula revelou de forma escancarada sua pequenez no mundo diplomático ocidental. Esse nanismo geopolítico envergonha não apenas a diplomacia brasileira, mas o povo brasileiro que é solidário com as mazelas sofridas pela população da Venezuela, além de colocar o Brasil em uma posição tão vexatória, que precisou ser repreendido por seus vizinhos dentro do seu próprio território.


Siga as redes sociais do Sociedade Inteligente para sempre saber quando sair um novo artigo: Facebook, Instagram ou Twitter.

Comments


bottom of page