Semelhanças que podem apontar o caminho para o qual ruma a democracia brasileira?
Há um paralelismo que assusta a todo amante da liberdade e do Ocidente, quando é observado o processo eleitoral da Venezuela e do Brasil. Isso não é mera coincidência, mas fruto de décadas de preparo do Foro de São Paulo para tomar o poder ("o que é diferente de ganhar eleições", nas palavras de José Dirceu, amigo de Lula e ex-Ministro da Casa Civil do Presidente).
Como no Brasil, a Venezuela possui um órgão eleitoral: o CNE. O Conselho Nacional Eleitoral é o órgão que organiza e fiscaliza todo o pleito no país. Na Venezuela, o Conselho está dentro da estrutura do que é reconhecido no país como "Poder Eleitoral". Esse seria um órgão burocrático responsável por regrar e ditar os trâmites das eleições políticas de todo o país.
Como no Brasil, a Venezuela não admite acusações de fraude eleitoral. O CNE não admitiu alegações de diversos entes nacionais e estrangeiros ao país sobre manipulação eleitoral nas eleições da Assembleia Constituinte do país em 2017. Maduro foi "eleito" em 2018 para um mandato de 6 anos, também sob acusações de fraude pela oposição e boicote devido a não crença na lisura do pleito. O CNE rechaçou o que chamou de "acusações inverídicas e perigosas".
Como no Brasil, opositores políticos do regime de Maduro são presos por motivos questionáveis. Leopoldo López foi condenado em 2015 por liderar protestos contra o regime de Maduro. Em 2023, foi a vez de Nelson Piñero ser preso em sua casa. A alegação de um tribunal venezuelano foi de "incitação ao ódio". Não havia mandado de busca, e os inquéritos o acusavam de crimes de opinião cometidos em redes sociais.
Como no Brasil, a Venezuela segue um caminho afastado do Ocidente. Sob a mão de ferro da esquerda que silencia e prende. Com um Judiciário aparelhado, corrompido e persecutório com a direita, ou até mesmo com opositores de esquerda, o país vive um regime de exceção. Com tudo isso em mente, a pergunta é: Será que estamos no caminho da Venezuela, ou já chegamos lá?
Comments