A postura entreguista e ingênua do atual governo nas Relações Internacionais.
Lula é uma vergonha completa no campo internacional. Falas, atitudes, posturas e posicionamento geopolítico denotam o total vexame que o atual Presidente tem feito para o Brasil frente a outros países. A posição de Lula ao fugir do Presidente ucraniano, de criticar e chamar o chefe de uma nação amiga, como Israel, de "extrema-direita", e se aliar com governos que apoiam terroristas como Irã e a próprios grupos terroristas como Hamas.
O atual governo tem tido muitas atitudes que colocam o país em posição geopolítica completamente desfavorável. Primeiro, na guerra que ocorre na Faixa de Gaza, Lula (e o Itamaraty também) se posicionaram por convicção contra Israel. E tal posicionamento não foi meramente pregar a paz, mas se colocar em rota de colisão contra o país que é aliado em áreas estratégicas fundamentais, como tecnologias e indústria de defesa. Além disso, o governo petista e o Itamaraty são entusiastas de representantes palestinos com histórico dúbio ou até mesmo com terroristas do Hamas.
Além da questão de Israel, na América do Sul, aonde a diplomacia brasileira adora arrotar para os quatro ventos que o Brasil é o líder da região, agora instaurou-se uma instabilidade fronteiriça (a mais delicada dos vários tipos de contenciosos internacionais). A Venezuela, vendo a postura conivente brasileira, está subindo o tom contra um país extremamente inferior, a Guiana, e o governo brasileiro finge que nada acontece. A movimentação de tropas brasileiras na fronteira de Roraima é apenas para evitar que haja transbordamento de possíveis confrontos para o território de cá.
Além da total falha como líder e falta de visão geopolítica demonstradas até aqui, o Brasil do PT é imaturo e usa de postura diplomática covarde. Quem não se recorda de Lula e até de diplomatas brasileiros evitando falar com os representantes ucranianos? Quem não lembra dos cancelamentos de reuniões entre Lula e Zelensky? Independente do Brasil ser aliado russo (porque é isso que o PT quis para o país), a postura diplomática adequada é receber e ouvir todos os lados.
Para completar a sequência do desastre nas relações exteriores do Brasil de Lula, essa semana, na COP 28, Lula disparou a "metralhadora de merdas" e falou abobrinhas como a defesa de entidades e mecanismos de governança global, ou seja, acima do Brasil, para preservação da Amazônia, o que retira a soberania brasileira e autodeterminação do país sobre seus próprios recursos. Mas não apenas isso, hipocritamente, Lula afirmou, em meio a uma conferência climática, que deseja colocar o Brasil na OPEP+.
A verdade é que o atual governo enganou muitos ano passado. Muitos que estavam histéricos consumindo informações de péssima qualidade de jornais e revistas que tinham total repúdio ao ex-Presidente Jair Bolsonaro. Isso levou inclusive a muitos influenciadores que se dizem nacionalistas defenderem o voto em Lula. E a realidade dos fatos, cada vez mais demonstra como o atual Chefe de Estado brasileiro não passa de um completo vassalo de interesses estrangeiros no país. Lula não passa de um Governador-Geral, atendendo aos interesses da metrópole no neocolonialismo climático do séc. XXI.
Siga as redes sociais do Sociedade Inteligente para sempre saber quando sair um novo artigo: Facebook, Instagram ou Twitter.
コメント