É possível se orgulhar do Brasil! Em tempos de lutas, de divisão, de praticamente uma guerra interna pelo destino da nação, amar o Brasil é dever, é honra, é emoção! Para quem teve o privilégio de nascer antes da década de 1990, pôde ver ao vivo, um homem (não é um ídolo, não é um "deus"), apenas um jovem rapaz que provava semana após semana que o Brasil é um país que todos nós devemos nos orgulhar e, assim como ele, ser patriotas.
Aytron Senna, o homem que podia morar na Europa, podia viver uma vida com tudo do bom e do melhor sem se importar com nada, como os "ídolos" decaídos da atualidade o fazem. Senna poderia simplesmente se trancar em suas mansões, viver sua vida multimilionária e apenas entreter o povo aos finais de semana. Mas ele foi além. Senna ainda vive em nosso país! O Instituto Ayrton Senna faz um trabalho reconhecido mundialmente para ajudar os realmente necessitados e dar-lhes condições melhores.
Mas Senna não se vitimizava, ou menos ainda achava que as pessoas precisavam de esmolas. A frase mais intensa de Senna, em conversa com Jackie Stewart após incidentes com seu arquirrival Prost foi a seguinte:
Sendo um piloto de corrida, você está em risco o tempo todo. Sendo um piloto de corrida, você está disputando com outros. Se você não aproveita uma chance que aparece, você não é mais um piloto de corrida. Nós estamos competindo para ganhar, e a maior motivação para todos nós é lutar pela vitória. Não é chegar em terceiro, quarto ou quinto lugar. [...] ou você se compromete como um piloto de corrida profissional, que é feito para vencer, ou chega em segundo, ou terceiro, ou quinto. E eu não fui feito para chegar em segundo, terceiro, ou quinto, eu corro para vencer...
Senna acreditava em competir, não cria na hipocrisia, achismos, nem tão pouco em ser vítima. Ele ia com toda sua vontade para cima dos adversários e era conhecido por isso. Senna é o maior símbolo de como uma pessoa deve ser na vida: Generosa, compassiva, alegre, mas também implacável, focada, determinada a vencer, sem ser o coitado, reconhecer a derrota e usá-la para crescer ainda mais. Todos os pilotos o reconhecem como o maior piloto de todos os tempos, veja o vídeo do programa automotivo mais famoso do mundo, Top Gear.
Senna foi um homem temente a Deus. Sempre andava com sua Bíblia, orava e era conhecido por sua fé cristã. Um homem que não tinha medo, mas não era irresponsável. Levou-se ao limite, e levou o automobilismo ao limite do seu tempo. Senna é um brasileiro que podia ser quem quisesse e não devia nada ao país, mas ele foi um homem comum, que cresceu, se aperfeiçoou, batalhou e morreu a morte mais bela de todas, no seu campo de batalha, defendendo seus ideais, defendendo sua pátria! Parabéns, Ayrton Senna do Brasil!
Commentaires