top of page

[EDITORIAL] 1 mês depois...

Voltamos!

Estive fora aqui do Sociedade Inteligente no último mês, porém não me desliguei dos acontecimentos históricos que todos testemunhamos até hoje. O impacto do dia 30 durou uma noite. A vitória do Ladrão da República (como irei me referir ao candidato "eleito") não arrefeceu os ânimos. No dia 31 iniciou-se o maior movimento legitimamente popular da historia do país. Até maior do que os protestos de 2013 que iniciaram a queda de Dilma Roussef. O ponto fora da curva aqui é a falta de grandes lideranças e a organicidade do movimento.


A vitória de Lula é altamente questionável, e esse é o principal fomentador das manifestações. Seja pelas denúncias de fraude nas urnas, comprovada estatisticamente por análise de Fernando Cerimedo (um argentino que se debruçou sobre os dados públicos do TSE), seja pela auditoria realizada pelo partido de Bolsonaro, o PL, que trouxe provas robustas de eventos não comuns ocorridos somente em um único tipo de urna eletrônica. Mas, o problema não está apenas nisso.


O processo eleitoral foi corrompido. Bolsonaro foi massacrado mesmo antes da corrida eleitoral começar. Mentiras de jornais, mentiras de personalidades famosas que são contra, mentiras de opositores políticos. Mas tudo isso chancelado institucionalmente pelas cortes que tiveram seus juízes indicados pelo PT. E o segundo turno escancarou as mentiras e a máquina vil de difamação sobre Bolsonaro. Além disso, houve o caso das inserções em rádio que foram subtraídas da campanha do PL que Alexandre de Moraes sequer quis avaliar.


Finalmente, as pessoas nas ruas buscam por liberdade, por poderem falar o que desejam, por serem ouvidas, e ao menos tenham a dúvida sobre o processo eleitoral esclarecida. Mas qual a resposta das cortes? Não divulgar resultados, proibir falar sobre o assunto e inclusive ameaçar aqueles que questionam. Por isso, com a falta de saída institucional e de negociação, as pessoas veem como única saída recorrer aos que possuem o poder final, a instância onde jaz o poder da força, as Forças Armadas. Porém, revelações recentes indicam que até esse poder pode estar corrompido pela esquerda. O tempo dirá o que é verdade ou não.


Abaixo imagens das minhas coberturas das manifestações até hoje, que já vão por 1 mês, ficando marcadas como as maiores manifestações da História da Nova República (que me custou inclusive 1 conta no Twitter devido a censura).



Apoie o Sociedade Inteligente. Vá no link Doações e doe para ajudar a sustentar esse projeto. Também siga nossas redes sociais no Twitter, Facebook e Instagram.

Comments


bottom of page