Debate revelador: Imprensa abraça Tebet, Lula se apresentou fraco e Bolsonaro foi Bolsonaro.
Debates sempre foram arenas para trocas de acusações sem muitas propostas. Nesse ponto, o debate da Band manteve a tradição. Mas um fato é o cansaço do formato engessado e chato, ainda mais em um modelo que é usado desde os anos 1990. Porém, mesmo assim, Bolsonaro soube fazer o que faz melhor: Causar choro em corporativistas e vitimistas sociais.
Simone Tebet e Soraya Thronicke demonstraram o vitimismo e o politicamente correto. Em todas as falas apelaram para a fragilidade da mulher contra "violência política". E no episódio de Bolsonaro e Vera Magalhães, aproveitaram para atacar o atual Presidente, o chamando de misógino. No episódio em questão, Vera Magalhães perguntou sobre vacinação atacando diretamente Bolsonaro na pergunta, e depois levou a invertida: "Vera, você é uma vergonha para o jornalismo brasileiro, [...] não pode tomar partido num debate".
Ciro Gomes foi ultrapassado e demagogo. Com falsos elogios a jornalistas, falsa moral, falsos sorrisos e falsa defesa de mulheres. Apresentou demagogia alimentada pelos jornalistas, os planos velhos de um desenvolvimentismo fracassado e no ponto mais baixo do debate para ele, foi forçado por Bolsonaro a pedir desculpas para sua ex-mulher, a atriz Patrícia Pillar. O ponto alto de Ciro foi quando Lula tentou atacar ele falando que não fugiu para Paris quando o Bolsonaro se elegeu, aí Ciro falou: "Claro, você estava preso".
Finalmente, Bolsonaro foi Bolsonaro. Mas o Bolsonaro de 2018, implacável e sem meias palavras. Os jornalistas, isolados em seu mundo paralelo corporativista, gostaram da Simone Tebet e disseram que ela foi a vencedora, porém a realidade ao observar tweets até de jornalistas de esquerda mostram que Bolsonaro conseguiu seu objetivo: Ser o que é. Não aliviou nem para a jornalista militante de esquerda, Vera Magalhães e deu um pito nela ao vivo mostrando a parcialidade dos jornalistas profissionais.
A conclusão é: Simone Tebet foi vitimista, Ciro ultrapassado e pediu desculpas pra ex ao vivo, Lula não sabia o que estava fazendo lá, Bolsonaro oprimiu como em 2018 e causou choro dos jornalistas. Basta ler as manchetes de hoje sobre o debate.
Comments