top of page

Daniel Penin faz vídeo bombástico e revelador sobre a indústria do cancelamento.

Especialista em marketing digital expôs uma indústria de fofocas que denigre pessoas e pode cancelar inimigos a seu gosto. Seria esse o mega GDO profissional da esquerda?


O youtuber e especialista em marketing digital, Daniel Penin, está tendo uma carreira ascendente muito forte na plataforma do Google. Isso devido a vídeos que ele posta regularmente expondo vários casos de conchavos e esquemas envolvendo famosos ou empresas que buscam se dar bem de maneira no mínimo eticamente questionável. Penin revelou-se um excelente comunicador e explodiu em um vídeo no qual expôs o mega esquema do site de apostas Blaze, que tinha como principais nomes de influenciadores que o promoviam Felipe Neto e o jogador Neymar.



Mas, Penin não parou nesse vídeo. Sua habilidade em comunicar e sintetizar informações de forma lúdica e em linguagem bem atual o levou a novos patamares, como no vídeo a respeito especificamente do youtuber Felipe Neto, que foi outro bombástico com revelações sobre o youtuber que inclusive já foi fruto de artigo aqui no Sociedade Inteligente, na série de textos "Youtubersgate".


Com informações precisas, argumentação coesa e linguagem típicamente eficaz de quem trabalhar na área de comunicação, Daniel Penin ontem foi ainda mais além. O influenciador divulgou talvez seu vídeo mais ousado até aqui, e expôs toda uma indústria de cancelamentos e fofocas na internet. Tudo a partir do triste e icônico caso de Jéssica Vitória Canedo que cometeu suicídio no dia 23 de dezembro após ter supostas conversas vazadas com o comediante Whindersson Nunes pelo site de fofocas Garoto do Blog (@garotxdoblog - usando linguagem neutra no nome do site).



O problema é que as conversas foram forjadas e o site foi o primeiro a divulgar, mas logo em seguida uma série de sites de fofocas replicaram quase que identicamente a notícia, dentre esses sites, o maior de todos, o site Choquei. A partir da divulgação do Choquei, o caso tomou repercussão grande e Jéssica tentou se defender nas redes das mentiras divulgadas. Após ser ridicularizada inclusive pelos donos dos sites que divulgaram a suposta conversa, Jéssica se retirou das redes e, mesmo com o apelo de sua mãe para pararem de divulgar algo que era mentiroso, mesmo após o próprio Whidersson Nunes se pronunciar, segundo o vídeo de Penin, afirmando que eram falsos os prints das conversas, a divulgação continuou firme. Então, no dia 23/12, já vítima de depressão e massacrada na sua reputação, Jéssica não aguentou e cometeu suicídio.


Mas o comunicador Daniel Penin não parou na Choquei, ou nos sites de fofocas. Ao longo de seu vídeo demonstrou como o site que divulgou primeiramente a notícia, o Garoto do Blog, e vários outros pertencem à maior empresa de influenciadores digitais e sites de influência do Brasil, a Mynd8 (ou Mynd). No vídeo é traçada uma linha ligando a agência que se autointitula (no próprio site da empresa) um "hub" de soluções para marcas que querem ampliar a comunicação com seus públicos em diferentes plataformas digitais. Ainda há a afirmação que o processo de comunicação é feito com criação, direção e roteiro. Quase que como um filme.


Mas os laços da Mynd são aprofundados ainda mais ao longo do vídeo, ao expor como a empresa possui um viés claro. Com os três principais nomes, Fátima Pissarra (CEO), a artista Preta Gil (sócia-diretora) e Carlos Scappini (COO). Penin aponta que a pessoa "que manda" na empresa de fato é a CEO Fátima Pissarra. Porém, dessas três pessoas, a menos conhecida é o COO Carlos Scappini, o qual com uma breve pesquisa na internet é possível identificá-lo com fortes traços progressistas (como é típico da maioria dos que atuam e querem ter ascensão na área de marketing). Preta Gil, por sua vez, é tipicamente conhecida como uma militante de esquerda, inclusive que já foi presenciada em várias oportunidades públicas fazendo o icônico gesto do L (que ficou conhecido para identificar os apoiadores de Lula).



Finalmente, a CEO, Fátima Pissarra também é outra que já se posicionou politicamente de forma clara e autêntica para a esquerda. Penin faz toda uma linha demonstrando esse viés político-ideológico da chefe da Mynd e bem como todos os influenciadores que ele exibe no vídeo declaram seu posicionamento político alinhado com a CEO. Mas não apenas Pissarra se posicionou a favor de Lula ano passado, ela já teceu críticas pesadas desqualificando quem votou no seu então concorrente à época.


Um último fato importante é que Penin aponta como no site da Mynd, caso você queira realizar uma visita hoje, não achará nenhum site dos agenciados pela empresa na sua lista de agenciados. Apenas encontrará influenciadores e artistas que a empresa administra digitalmente. Contudo, ao usar ferramentas de resgate de dados salvos na internet, é possível identificar que, no dia 23/12, dia do suicídio de Jéssica, os sites de fofocas que compartilharam a mentira sobre o caso, constavam exibidos no site oficial da Mynd, na seção "Banca Digital".



Até o presente momento há um silêncio muito incômodo sobre o caso que, caso fossem sites e perfis da direita, já estaria sendo martelado na cabeça da população no Jornal Nacional e meios de comunicação 24h por dia, todos os dias. Enquanto isso, as investigações prosseguem e a torcida é para que haja de fato justiça para a família da Jéssica. Penin ainda apontou que não adianta usar o caso para impulsionar o PL 2630, como a esquerda está tentando, com a finalidade de censurar a internet. Até porque, e isso o youtuber não menciona no vídeo, mas é importante frisar, já há aparato legal para punir todos os envolvidos exemplarmente pelo Código Penal brasileiro.


O Sociedade Inteligente se manifesta em profundo pesar pelo consolo que somente Deus pode fornecer aos familiares de Jéssica Vitória Canedo, e espera que a lei ainda possa estar valendo para qualquer brasileiro independente de poder econômico e de convicção política.


Siga as redes sociais do Sociedade Inteligente para sempre saber quando sair um novo artigo: Instagram ou Twitter.

Desde 2021 - By Spartan

bottom of page