top of page

[CHECAGEM SI] - É tendencioso afirmar que há empate técnico entre Kamala Harris e Donald Trump.

Informação divulgada pelo G1 manipula informação para dar a entender competitividade da possível candidata do Partido Democrata. Entenda.


Esperar honestidade jornalística com dados é algo basilar para a divulgação precisa de informações. Nesse sentido, uma notícia veiculada pelo portal G1 informou hoje que a possível candidata pelo Partido Democrata, Kamala Harris, estaria tecnicamente empatada com o candidato republicano Donald Trump. Contudo, a informação é divulgada nitidamente com viés tendencioso o que pode levar ao engano do consumidor de informação.


O histórico de eleições dos EUA demonstra que há pequenas margens entre os candidatos republicanos e democratas, não indo além de 5%. Por exemplo, em 2016, a diferença percentual entre Hillary Clinton e Donald Trump foi de 2%. Já em 2020, Biden ganhou com vantagem de 4,3%. Mas não é apenas a quantidade de votos que definem uma campanha presidencial nos Estados Unidos.


Pegando o caso de 2016, Donald Trump foi eleito mesmo não atingindo a maioria de votos. Isso porque o sistema eleitoral norte-americano é feito baseado na concepção de república que represente não apenas o voto popular, mas que represente as regiões mais habitadas através dos colégios eleitorais. Portanto, a despeito de ter menos votos, como Trump teve mais votos em áreas mais significativas pelo sistema dos colégios eleitorais, o republicano obteve a vitória com 304 colégios eleitorais ganhos, contra 227 de Clinton.


Logo, é perceptível que afirmar a expressão "empate técnico" quando se trata das eleições dos Estados Unidos não só demonstra ignorância no processo político do país em si, mas é um sinal de tendenciosidade informacional. Ainda mais, se for observada a linha editorial do grupo Globo, é possível afirmar que a informação é tendenciosa para favorecer a candidata progressista para a qual o site G1 está torcendo que vença.


Gostou dessa correção? Se quiser sugerir informações para que chequemos, nos marque em postagens no X ou Instagram e damos uma olhada.

Comments


bottom of page