top of page

[CHECAGEM SI] É falso que veículos da Força Aérea Brasileira fizeram campanha para Bolsonaro.

Imagem veiculada, supostamente vinculada ao Metrópoles, aponta imagem com número 22, mas a referência não é ao número de Bolsonaro.

A imagem, supostamente veiculada pelo Metrópoles, vinculou uma publicidade na traseira de um ônibus pertencente à Força Aérea Brasileira (FAB) ao número 22 do Partido Liberal, de Jair Bolsonaro, candidato à reeleição a Presidente da República. A notícia não foi encontrada, o que significa que provavelmente já foi removida de circulação, porém a imagem já viralizou em redes sociais.


A publicidade citada refere-se ao número 22 com a frase "Dimensão 22", um moto da FAB para evocar sua imensa responsabilidade em proteger o espaço aéreo nacional composto em sua totalidade de algo em torno de 22 milhões de km², que incluem todo o espaço aéreo sob vigilância e controle da FAB.


Sob as doutrinas de integrar, defender e controlar, o conceito da Dimensão 22 busca dar o norte da responsabilidade e das dimensões da FAB para integrar o território nacional, defender o espaço aéreo de jurisdição brasileira, e controlar inclusive áreas sobre águas internacionais que somam os 22 milhões de km².








Esse conceito estratégico foi o que possibilitou o planejamento e implantação de projetos como do KC-390 Millennium e dos caças ultra avançados F-39 Gripen. Também fazem parte dessa visão o Programa Espacial Brasileiro e a integração das diversas áreas de atuação da FAB com suas missões em prol da defesa da soberania desse espaço aéreo gigantesco.


A FAB não se pronunciou sobre a notícia falsa que não veicula mais.

Comments


bottom of page