O site de games The Enemy e o jornal O Globo emitiram a notícia falsa, pois a Bungie não detém mais poderes sobre a franquia de jogos Halo.
Hoje a tarde a internet foi tomada pela notícia da compra da produtora do jogo Destiny, Bungie, pela fabricante do Playstation, a Sony. A notícia foi se espalhando e canais de notícias, blogs e jornais comunicaram o fato. Contudo, alguns deles divulgaram notícias falsas sobre o assunto.
O site de games (que também possui canal no YouTube), The Enemy, informou em seu instagram que a Sony havia adquirido a empresa Bungie, e afirmou que essa possui poderes sobre Halo e Destiny. O The Enemy foi ainda mais longe e afirmou que os dois títulos são "... carros-chefe exclusivos do Xbox".
O problema da notícia é que a Bungie era pertencente ao grupo Microsoft Studios e fora adquirida no ano 2000 pela Microsoft. Porém, em 2007, a empresa decidiu sair do grupo, alegando desejar ter maior liberdade de criação de conteúdos.
Na separação, a Microsoft manteve os direitos sobre a franquia Halo, e passou a responsabilidade por continuar a saga do herói Master Chief à empresa 343 Industries. Portanto, não há o que se falar em "poderes sobre a franquia Halo". Além disso, nunca houve exclusividade sobre o título Destiny. A Bungie, como empresa third party, criou o jogo tanto para rodar no Xbox como para Playstation.
A mesma notícia falsa foi veiculada no jornal O Globo. No caso do jornal, a manchete informa a falsa frase: "Sony compra desenvolvedor de Destiny e Halo...". E em nenhum momento na matéria, o leitor é esclarecido que Halo não é mais pertencente à Bungie.
Até a publicação do texto do SI, nem The Enemy, nem O Globo corrigiram as manchetes e as notícias veiculadas nos seus conteúdos.
Comments