Sociedade Inteligente verificou divulgação de suposta ameaça ao suplente de Deputado Estadual de São Paulo, Agripino Magalhães (MDB) com informações incompletas que podem configurar fake news.
No último dia 26, quarta-feira, o SBT News e o Ponte Jornalismo divulgaram um suposto caso de ameaça recebida pelo ativista de pautas LGBTQIA+, suplente a Deputado Estadual de São Paulo, Agripino Magalhães. Nas notícias, ambos canais informam de forma afirmativa que Agripino sofreu as ameaças na noite de terça-feira, 25/01.
Ao longo da matéria, é exibida uma imagem do suposto e-mail de ameaça, que identifica o autor (algo extremamente incomum em ameaças). Na imagem aparece o nome de Christoph Schlafner como o autor da ameaça.
Imagem extraída da matéria do SBT
O suposto autor do e-mail, Christoph Sena Schlafner, é um forte influenciador e streamer na área de jogos eletrônicos. Em 2020, Schlafner foi vítima de uma campanha difamatória na internet, com acusações de suposto racismo, com o objetivo de derrubar seu canal conhecido como Xbox Mil Grau. O caso foi denunciado à Polícia Federal, que abriu inquérito para investigação. Porém, após apurar os fatos, a PF nem levou a juízo pela ausência de provas contra o ex-youtuber.
Dentre pessoas que apoiaram a campanha difamatória de 2020 contra "Chief" (como é conhecido nas redes sociais), haviam streamers e influenciadores que se viam ameaçados com o crescimento da Xbox Mil Grau que denunciava a parcialidade de muitas matérias sobre jogos eletrônicos. Um desses streamers foi Raulzito, o qual foi acusado ano passado de abuso de menores e preso pelo crime. O streamer, até vir a tona o caso, fazia parte da SBT Games.
Por que a informação é incompleta?
O Sociedade Inteligente verificou algumas informações que não foram mostradas na matéria:
Christoph foi perguntado sobre o caso após a matéria ser veiculada.
A matéria foi veiculada no dia 26/01, às 07:01 da manhã pelo Ponte Jornalismo e às 12:04 pelo SBT News. O streamer se manifestou em redes sociais sobre o caso, e exibiu prints das mensagens que recebeu dos jornais perguntando sobre o caso. É possível observar que os horários que as perguntas foram feitas são posteriores à publicação em ambos jornais. No texto da Ponte Jornalismo, há a seguinte afirmação:
"A Ponte procurou Christoph Schlafner através de suas redes sociais questionando-o se ele tinha ciência da mensagem atribuída a ele. Até a publicação dessa matéria não houve retorno por parte do youtuber".
Print de mensagem exibido por Christoph
Ameaças identificadas são extremamente raras
Quando se faz uma ameaça direcionada a uma pessoa, para dificultar a dissuasão do ameaçado, o autor não se identifica. Isso é uma regra básica de qualquer carta contendo ameaças. Tanto que sempre se ouve falar em ameaças anônimas, porém identificadas são casos muito raros e pouco inteligentes. Ainda mais, no caso de Christoph, que já teve que prestar depoimento à Polícia Federal, no caso de difamação contra ele, que foi arquivado.
Christoph não é afetado diretamente pelas decisões da Assembleia Estadual de São Paulo
Christoph Sena Schlafner é mineiro, residente do interior de Minas. As decisões da Assembleia de São Paulo, da qual Agripino Magalhães é suplente, não tem jurisdição sobre Minas Gerais. "Chief" alegou em tweet que desconhece o emedebista e a entidade da qual ele faz parte (Aliança LGBTI+). Portanto, não há nexo causal para as supostas ameaças.
Christoph afirmou que acionará seus advogados para reparação de eventuais danos à sua pessoa, esposa e filha. O Sociedade Inteligente se coloca a disposição do SBT News e da Ponte Jornalismo para que esses apresentem suas justificativas e eventuais correções das matérias.