top of page

Bukele reeleito em El Salvador.

O Presidente reeleito Nayib Bukele compartilhou sua eleição antecipadamente nas redes sociais. O pleito em El Salvador transcorreu de forma pacífica e com voto impresso.


O popular Chefe de Estado de El Salvador, Nayib Bukele comemorou sua reeleição essa noite no seu X (antigo Twitter) ao postar:


Segundo os nossos números, ganhámos as eleições presidenciais com mais de 85% dos votos e um mínimo de 58 dos 60 deputados na Assembleia.
O recorde em toda a história democrática do mundo.
Nos vemos às 21h em frente ao Palácio Nacional.
Deus abençoe El Salvador.

Bukele seguiu os trâmites de acordo com as leis do país e se afastou do cargo durante a campanha presidencial para reeleição. A despeito de críticas, o mandatário salvadorenho não infringiu nenhuma lei ao defender o povo de seu país contra a criminalidade que imperava até sua ascensão ao poder.


A deposição da Corte Judicial máxima do país foi feita de acordo com o processo legislativo e novos juízes foram colocados, com a indicação de Bukele e aprovação do Parlamento do país. Assim, o Chefe do Executivo conseguiu colocar em movimento seu plano para resgatar o país da miséria e esmagar a criminalidade que atormentava a população com gangues, narcotráfico e crime organizado.


Apoiado principalmente no combate ao crime que permitiu a população ter uma vida cotidiana e digna, Nayib Bukele conseguiu a reeleição ainda mais forte, tendo agora total controle com a maioria do Legislativo. O Presidente anunciou que detém 58 dos 60 deputados da Casa, o que permitirá que ele, em aliança com o Legislativo, continue com seu projeto transformador em El Salvador.


A reeleição no entanto não veio sem críticas. A decisão de 2021 que permitiu Bukele concorrer à reeleição foi feita pela Corte que tomou posse após os antigos juízes serem removidos pelo Legislativo por conluio e permissividade com a criminalidade. Essa decisão colaborou para que Bukele tivesse o caminho pavimentado para chegar na vitória de hoje.


Sob a gestão de Bukele, o país centro-americano está literalmente voando na economia. Com dívidas sanadas e contas no azul, o país está se transformando em um paraíso de liberdade financeira. Investimentos seguros, inclusive com a aposta acertada de Bukele na criptomoeda Bitcoin que já rendeu milhões de dólares ao pequeno país, trazem os olhares ávidos de investidores, principalmente pela característica tropical e turística de El Salvador.


O PIB per capita do país aumentou 25% desde 2020 (período da pandemia), com um crescimento anual das riquezas produzidas no país girando entre 3 e 3,5% ao ano. Porém, apesar do resultado positivo, o foco de Bukele não é a economia, e sim a segurança pública, que é o carro chefe que garantiu sua reeleição. Em 2019, assassinatos giravam em torno de 100 / 100 mil habitantes. Após o novo Presidente assumir, em 2023 comemorou-se em todo o país um ano sem um único homicídio em El Salvador.


Porém, agora em seu segundo mandato, o principal desafio de Bukele será impulsionar a economia do país e continuar sua política dura de combate ao crime organizado. É preciso compreender que El Salvador está rodeado de países como Nicarágua, Honduras, Guatemala e Costa Rica, todos com sérios problemas de criminalidade. Isso pode gerar problemas para a gestão de Bukele, além da esquerda mundial que insiste na tese derrubada de que ele seria um ditador. Só que, ironicamente diferente da "livre democracia" do Brasil, em El Salvador, Bukele não impede jornalistas ou políticos opositores de o criticarem, muito menos os prende por isso.


Siga as redes sociais do Sociedade Inteligente para sempre saber quando sair um novo artigo: Instagram ou Twitter

Comments


bottom of page