Após entrevista de mais de 5 horas, hashtag #OMitoVoltou viraliza e entrevista de Bolsonaro ao Flow Podcast é uma das mais visualizadas dos últimos anos.
O Flow tem muito a agradecer a Bolsonaro. E não é por apoio político (pois o programa é conhecido por sua neutralidade), tampouco por algum apoio financeiro. Mas o marketing que Bolsonaro fez ao programa é algo fora do comum. Com mais de 6 milhões de visualizações em menos de 24 horas após ser realizada, e com mais de 550 mil pessoas simultaneamente assistindo quando estava sendo transmitida, a live com o atual Presidente da República viralizou e deixou canais de Anitta e Felipe Neto comendo poeira de longe.
A despeito das pesquisas eleitorais, Bolsonaro demonstrou sua força política e seu poder nas redes sociais e internet. Essa popularidade está ancorada também nas medidas acertadas sobre a reduções de impostos, abertura econômica e a recente diminuição de carga tributária sobre combustíveis, que causou a deflação de Julho, sem mexer na política de preços da Petrobrás. Isso parece não ser captado por institutos de pesquisas ou jornais, que muitas vezes optam por fingir que tais acontecimentos, como a entrevista ao Flow, não aconteceram. Isso quando não menosprezam ou já partem para o ataque desenfreado para tentar manchar a imagem do atual Presidente.
Mas a principal questão não jaz na birra de meios de comunicação com Bolsonaro, pois essa já é conhecida de longa data. A questão aqui é: Como um candidato, segundo colocado nas pesquisas eleitorais, odiado por todos grupos midiáticos tradicionais, consegue tanto sucesso quando chama seus apoiadores? Há duas respostas que levam a mesma conclusão: Algo não está sendo contado pelas notícias e pesquisas eleitorais.
A primeira resposta é: A grande comoção que Bolsonaro gera, por apoiadores e haters gera o alto número de visualizações da entrevista. Sim, e se há um grande apoio com igual rejeição, por que Bolsonaro está nas pesquisas com apenas 1/3 do eleitorado? A segunda resposta é: Se a grande visualização foi gerada pela base bolsonarista, como uma base de eleitores mais fanáticos e fiéis consegue ser tão grande assim?
A verdade é que Bolsonaro é um fenômeno político e social. É a resposta da sociedade livre aos burocratas iluminados e mídia vendida a interesses financeiros. Por mais que não seja perfeito e ele ainda dependa de certos acordos políticos que o mantém no poder, Bolsonaro é o que mais afasta Brasília dos políticos e de juízes que se julgam deuses, e a coloca mais perto do povo com sua autenticidade e sua truculência que incomoda a muitos preocupados com estética, não com resultados.
Comments