As reclamações partiram de famosos como a jornalista Carla Cecato e também de pessoas comuns como o Editor-Chefe do Sociedade Inteligente.
Quando alguém descumpre as regras de uma rede social sofre o conhecido banimento ou cancelamento. Contudo, aqueles que conseguem burlar ou não quebram as regras mas são identificados pela rede social como contrários ao interesse da marca sofrem outra punição silenciosa: O shadowban. Às vésperas das eleições perfis influentes com milhares de seguidores e também de apoiadores comuns do atual Presidente da República, Jair Bolsonaro, estão sofrendo uma verdadeira censura oculta.
O Editor Chefe do Sociedade Inteligente acusou neste sábado que seu perfil está sob shadowban. Conhecido pelo pseudônimo Spartan_228 nas redes, ele realizou checagem em três sites verificadores da censura silenciosa, e todos afirmaram que não era possível localizar a conta, tampouco seus tweets. Ele já foi vítima de banimentos em outras situações e, ao longo da campanha eleitoral deste ano, sempre foi apoiador aberto do atual Presidente Jair Bolsonaro. Em outro momento, Spartan alegou sofreu perda de mais de 300 seguidores em um único dia.
Mas se o editor de um pequeno site não é grande notícia, que tal uma famosa e conhecida jornalista? A influente e famosa jornalista Carla Cecato denunciou essa prática também. Em vídeo, ela denuncia que o alcance das redes sociais dela caiu de forma drástica nessa semana. Cecato alega ter perdido mais de 6 mil seguidores e informou que suas publicações não alcançam visualizações como semanas atrás. Veja o vídeo abaixo:
Para encontrar as postagens de Carla Cecato e do Editor do Sociedade Inteligente, foi necessário ir diretamente aos perfis, não sendo possível achar via busca através um perfil que não seguisse as duas personalidades. O comum entre os perfis? O apoio ao atual Presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro. Twitter e Instagram são conhecidos como não convidativos a perfis de direita ou que declaram apoio a políticos conservadores.
Comments