top of page

Anonymous ameaça Jair Bolsonaro: A guerra híbrida.

Updated: Mar 4, 2022

Um mundo cada vez mais conectado e dependente das interações virtuais vem se tornando menos dependente de fronteiras e nações.

Ao se falar em guerra, a maioria ainda pensa em exércitos e confrontos em campos de batalha. Mas a conectividade e os avanços tecnológicos dos últimos 30 anos trouxeram uma nova forma de guerra, a conhecida Guerra Híbrida. E hoje o Sociedade Inteligente irá abordar esse conceito à luz do mais recente exemplo desse fenômeno, que é o vídeo feito pelo grupo de hackers denominado Anonymous contra Jair Bolsonaro.


A guerra híbrida é uma possibilidade do séc. XXI, face o custo de intervenções militares reais que podem ser vidas e também infraestrutura, além de recursos financeiros e materiais. Assim, esse estilo de combate, mais do que uma guerra em vários espectros, trata-se de uma escalada de níveis até o nível último que seria a deflagração de um combate real, caso os níveis abaixo não derrotem um dos lados.


Nesta segunda-feira, o Anonymous, grupo sem rosto e sem identificável vinculação a qualquer organismo ou entidade, emitiu um vídeo afirmando que Bolsonaro pretende instaurar uma ditadura no Brasil, e convocou grupos de esquerda para seguirem às ruas. Para essa análise, é preciso um passo atrás e observar o panorama mais amplo da questão para ser possível compreendê-la.


Aliança entre anarquistas e socialistas. Por que?

Tanto Anonymous quanto grupos como ANTIFAS, Black Blocks, Black Lives Matter são grupos desestabilizadores, ou seja, rompem com uma determinada estabilidade social-política para implantarem seus objetivos, seja a anarquia, como no caso dos Anonymous, até pautas mais identitárias à esquerda. Usam práticas de desinformação, ciberataques, espionagem cibernética e real, além de infiltração.


No caso em tela, a convocação do Anonymous de grupos esquerdistas para saírem às ruas contra Bolsonaro é o uso da massa de manobra que estes servem aos interesses de quem está por trás do grupo de hackers. Afinal, um grupo sem face não pode mostrá-la, uma vez que é sua vantagem. Portanto, há o uso dos peões de esquerda para isso.


Portanto pensar em uma aliança entre Anonymous e grupos esquerdistas é uma temeridade que só encontra sentido no uso das massas mais uma vez, contra um governo, algo que anarquistas detestam e, independente do espectro político, agem para que sejam extintos. Porém a anarquia é uma ilusão da mente humana, assim como o comunismo. São os dois extremos do prisma político.


Comunismo e Anarquismo: A utopia vendida por quem está no poder

A realidade que dói na alma de socialistas e anarquistas é que, seja a anarquia plena com a ausência de autoridade, seja a comunidade sem Estado pregada por Marx, no estágio final do Comunismo, ambas são sonhos vendidos por aqueles que possuem de verdade o poder. E isso é uma ferramenta poderosa usada para retirar quem quer que esteja numa posição que os verdadeiros poderosos não desejem.


Bolsonaro é a areia na engrenagem, é a pedra no sapato do establishment que vê um amplo apoio popular à sua causa. Dessa forma, a desinformação e a venda das ilusões anarquistas e socialistas atendem aos requisitos para nutrir seus opositores contra ele. Esse é o real motivo do levante de Anonymous, Black Lives Matter, Antifas e outros grupos radicais contra o governo que foi eleito popularmente.

Commentaires


bottom of page