top of page

A guerra continua: Rússia irá exigir todos os pagamentos de gás natural em rublos.

Medida russa entrará em vigor amanhã e promete valorizar a moeda russa em contramedida contra sanções ocidentais.

Os compradores russos de gás de “países hostis” serão obrigados a abrir uma conta em rublos em um banco russo que não tenha sofrido sanção fora da Rússia. A informação veio da RBC (RosBiznesConsulting, empresa russa de informações e negócios internacionais) na quinta-feira, citando fontes com conhecimento do novo mecanismo de pagamento.

O esquema proposto exige a abertura obrigatória de contas em rublos russos em um banco russo por um comprador estrangeiro de gás russo.

A medida foi afirmada por uma fonte do governo segundo a RBC.

O pagamento do comprador à Gazprom terá que ser feito exclusivamente em rublos.

Uma fonte próxima à Gazprom confirmou à RBC a estrutura do novo plano de pagamento. O prazo estabelecido pelo governo russo para mudar para rublos nos pagamentos de gás é 1º de abril.


ENTENDA

Com a guerra Rússia x Ucrânia, o Ocidente impôs severas sanções aos russos, e que prometem não cessarem após o término do conflito em campo. As medidas acabaram forçando os russos a agir no campo econômico contra os países europeus e os EUA também. Dentre essas medidas, estão decisões monetárias para fortalecer o rublo (moeda oficial russa) contra os ataques do Ocidente.


Por isso, Moscou está estudando um mecanismo que force os compradores do gás russo a fazê-lo em rublo, e não em dólar (moeda usada no mercado internacional). Mas o que é mais revelador ainda sobre essa questão, é o fato de que ela revela que os russos não estão ligando para o dólar, e já contam com sua total saída do sistema SWIFT (que é baseado em dólar). Os russos estão se preparando para realmente dividirem o mundo entre Ocidente e Eurásia.

Comments


bottom of page