Uma cidade destroçada pelo combate que durou meses. A conquista foi importante?
Bakhmut está sob controle do GMP (Grupo Militar Privado) Wagner Group, a serviço do governo de Moscou. No fim de semana, a conquista foi celebrada pelos russos e tratada com desdém pela Ucrânia. Mas o que foi essa vitória russa? Um panorama geopolítico local é fundamental para entender além das narrativas e propagandas russas e da OTAN. Portanto acompanhe aqui uma análise que dificilmente será vista em sites de notícias brasileiros ou até de outros países ocidentais.
A TOPOGRAFIA LOCAL
A topografia no estudo do posicionamento estratégico de guerra é fundamental. Ainda mais em um conflito por posicionamento e trincheira (como se tornou a guerra na Ucrânia). A cidade em si não tem uma posição privilegiada puramente do ponto de vista topográfico. Fica às margens do rio Bakhmut, um pequeno rio local na cidade, e cercada por elevações para as quais a cidade já se estendeu. Porém, a fonte de água provida pelo rio é importante para qualquer esforço de guerra.
Mas a mágica acontece ao observar o mapa rodoviário e com as cidades ao redor. Em agosto de 2022, a batalha começou pelo controle da cidade, com a queda da região de Lisichansk-Severodonetsk. Assim, Bakhmut (agora chamada pelos russos de Artyomovsk) tornou-se a porta de entrada para Donetsk e Luhansk, ficando em um triângulo com as duas cidades, podendo dar acesso a ambas. E com a contraofensiva ucraniana em andamento, a conquista de Bakhmut quebra o acesso direto, forçando o contorno por outras regiões. Além disso, a conquista de Bakhmut foi alegada uma vitória moral pelos russos.
A propaganda ucraniana colocava Bakhmut como uma fortaleza difícil de transpor. A estratégia para a resistência da guerra foi ceder os territórios baixos próximos à região do Rio Bakhmut, e colocar-se nas posições altas da cidade para uma defesa no verdadeiro estilo fortaleza. Assim, para enfraquecer a fortaleza, os russos começaram uma série de conquistas em vilarejos e pequenos distritos nos arredores. O bombardeio recente com os mísseis Kinzhal em linhas de suprimento acabaram minando também o fornecimento de equipamentos para os militares ucranianos, e posicionou os russos para o ataque que se iniciou meses atrás.
Assim, ao entrar na cidade, a resistência das partes elevadas foi sustentada por um bom tempo e ao custo do uso de artilharia pesada de ambos os lados. Ao fim, o que restou de Bakhmut foi um cenário de terra arrasada. Uma cidade que veio abaixo com o conflito de meses, implacável e que ceifou milhares de vidas. Então, no fim, será que valeu a pena para os russos insistirem tanto? Será que valeu a pena defender tanto para os ucranianos?
A verdade é que a conquista foi feita. Seja o mero dano moral nas tropas ucranianas e o ânimo aos russos, o fato é que a cidade agora está sob controle do Grupo Wagner, até que o Exército russo chegue e assuma o controle e dê início aos esforços de reconstrução. Mas há também as vantagens da posição geográfica da cidade, além de consolidar uma posição avançada próxima a uma cidade maior, Kramatorsk muito maior, um centro industrial importante e ainda nos objetivos russos da região do Donbass.
Commentaires