top of page

5 previsões para a direita em 2024.

Tentar prever o futuro não é científico, tampouco analítico. É apenas um exercício didático que traz um retrato possível do que pode vir a ser. Veja essas previsões.


O que será de 2024? Um breve exercício breve para tentar prever futuros eventos que nos aguardam no próximo ano.


1 - Prisão de Jair Bolsonaro

Verdadeiro nêmesis de Lula, Jair Bolsonaro é algo que incomoda muito a esquerda. Primeiro pela sua popularidade, segundo devido ao fato de que, mesmo inelegível, continua arrastando multidões e atuando politicamente. A prisão de Bolsonaro, segundo a esquerda, é tida como necessária, além de outros desafetos poderosos que o ex-Presidente possui. Alexandre de Moraes teve muitos desentendimentos com Bolsonaro ao longo dos seus 4 anos de governo, e há quem diga que é uma missão particular do Ministro do STF a prisão dele.


2 - Censura será aprovada no Congresso

Políticos odeiam quando o povo chega perto demais. E isso também acontece no campo das influências de decisão do Congresso. Assim, as redes sociais e a internet deram voz e poder de forma mais descentralizada à população, o que é terrível para jornalistas que perderam o monopólio da "verdade", e para os políticos também que são mais cobrados e não precisam focar apenas em pedir a demissão de um jornalista que "fala o que não deveria".


3 - Mesmo preso Bolsonaro ainda estará na boca reclamona de isentões e de jornalistas

Mesmo preso, Bolsonaro será a cortina de fumaça perfeita para o governo e para os isentões que não assumem sua própria responsabilidade. A mídia continuará o modus operandi de 2023, que é acionar algo relacionado a Bolsonaro, ou à direita, todas as vezes que uma medida impopular do governo, ou uma lei que prejudique a população for colocada em pauta ou aprovada. Assim, as pessoas desviam o foco para as questões realmente importantes e a mágica de "esculhambar" com as pessoas é feita.


4 - As eleições municipais com o maior vitorioso sendo o Centrão (graças aos liberais)

O pleito municipal sempre foi focado mais nas soluções locais para problemas como criminalidade, saúde, educação e trânsito. As pautas ideológicas são colocadas mais em segundo plano, o que já concede uma vantagem maior ao político fisiológico que finge preocupação com o povo para falar bonito e ser votado. Já em grandes centros cosmopolitas a ideologia tem seu papel, e nesse sentido, os liberais ajudarão, ou a esquerda a ganhar com uma candidatura irrisória para tirar votos da direita, ou ao Centrão, se arvorando de um pragmatismo e foco em resultados que na verdade já ficou provado que é tudo desculpa para o seu próprio projeto de poder.


5 - Trump será eleito nos EUA.

Após as conturbadas eleições de 2020, Donald J. Trump deverá voltar à Casa Branca. As patacoadas geopolíticas de Biden, a economia ruim do país nos últimos anos, e a perda de influência em regiões como Oriente Médio, Extremo Oriente e América do Sul, trarão o republicano de volta ao cargo. E quanto à América do Sul, a aliança entre Trump e Bolsonaro pode ser algo que mudará o jogo para 2025, e poderá trazê-lo de volta ao cenário político de forma direta.


E aí? O que achou das previsões? Deixe nos comentários as suas 5 previsões do que quiser compartilhar.


Siga as redes sociais do Sociedade Inteligente para sempre saber quando sair um novo artigo: Facebook, Instagram ou Twitter.

Commenti


bottom of page